Um adolescente identificado como Railson Ribeiro Souza, de 17 anos, morreu afogado na tarde de domingo (20) na Praia Ponta de Pedras, localizada na região do Eixo Forte, em Santarém, oeste do Pará. A fatalidade aconteceu por volta das 11h25, e apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o jovem não sobreviveu.
Um vídeo gravado por banhistas que estavam no local mostra o momento em que um mergulhador do Corpo de Bombeiros entra na água para tentar localizar Railson.
De acordo com relatos de banhistas, o adolescente estava brincando com um pedaço de bambu e tentou usá-lo para ganhar impulso antes de pular na água. No entanto, o bambu quebrou, e antes de cair, a vítima bateu a boca, perdendo o controle e caindo em uma área mais profunda do rio, onde pequenas embarcações costumam atracar.
Ainda de acordo com o relato do sargento Marcelo Magalhães, a equipe foi acionada após receber uma ligação do presidente dos barraqueiros da praia, informando o desaparecimento do adolescente nas águas.
"Montamos o circuito de busca de mergulho, mas infelizmente, devido à falta de uma localização exata, demoramos quase duas horas para encontrar o corpo", explicou o sargento. A vítima foi localizada a aproximadamente 500 metros da margem. O resgate foi realizado, porém Railson já estava sem vida.
A equipe do Samu também foi acionada para prestar socorro. De acordo com a enfermeira Adelia Gomes, a equipe nada pôde fazer para salvar a vítima, apenas atestou o óbito. "Chegamos ao local e o Corpo de Bombeiros já estava à procura da vítima. Infelizmente, o jovem passou muito tempo submerso, e quando foi encontrado, já estava sem sinais vitais."
Segundo o sargento Marcelo Magalhães, para evitar esse tipo de fatalidade, é necessário o uso de coletes salva-vidas e redobrar a atenção ao consumo de bebidas alcoólicas em ambientes de lazer. Os pais e responsáveis devem ficar atentos às crianças, principalmente próximo a áreas aquáticas.
O corpo de Railson foi encaminhado ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e liberado para os familiares no final da tarde de domingo.
Mín. 23° Máx. 36°