A Câmara Municipal de Jacareacanga realizou na manhã desta sexta-feira, 21/02, a primeira sessão ordinária de 2025. A sessão contou com a apresentação de proposituras na pauta e pronunciamentos de todos os vereadores presentes. No rito regimental da Casa de Leis, os vereadores fizeram uso da palavra.
Sandro Waro Munduruku (PSDB) – o Presidente da Comissão de Educação, nesta legislatura 2025-2026, apresentou seus Projetos de Indicação n.º 001/2025, de 19 de fevereiro de 2025, visando enviar máquinas para a reforma da pista de pouso da Aldeia Teles Pires; Indicação n.º 002/2025, de 19 de fevereiro de 2025, para a reforma do barracão e do refeitório comunitário e a construção de dormitórios e alojamento para autoridades na Aldeia Teles Pires; e Indicação n.º 003/2025, de 19 de fevereiro de 2025, para a reforma da Escola Indígena Waro Bachembo, situada na mesma aldeia. Durante o uso da tribuna, o edil defendeu e justificou a importância de cada propositura feita e pediu aprovação aos colegas vereadores.
Marivaldo Ribeiro (AVANTE) – Falou sobre a iluminação das ruas e pediu atenção necessária por parte da administração para solucionar a falta de iluminação pública na área urbana da cidade. Finalizou seu tempo de fala agradecendo a todos os seus eleitores pela confiança em fazê-lo vereador e representante do povo. Apresentou, para esta sessão, a Indicação n.º 001/2025, de 19 de fevereiro de 2025, que trata da reforma da escola e da casa dos professores das comunidades São José e Porto Rico.
Manuel Junior (PDT) – Fez uso da tribuna durante seu tempo regimental para antecipar que apresentará uma propositura para a construção de quebra-molas em frente às escolas municipais, pois a segurança das crianças e estudantes deve ser garantida. Reforçou a fala do colega Marivaldo Ribeiro sobre a restauração da iluminação pública, especialmente no trevo da entrada da cidade, considerado um dos cartões postais de Jacareacanga. Para finalizar seu discurso, afirmou que solicitará aos responsáveis pelas Obras de revitalização, na Secretaria de Obras, para que olhem com mais carinho a Praça São Pedro (Praça do Peixe), pois o logradouro oferece um ambiente mais familiar e seguro para aqueles que desejam um lazer mais tranquilo. Por fim, o Vereador fez um perdido as órgão competente da instalação de uma rede de internet na feira do produtor para facilita aos comerciantes na divulgação dos produtos em tempo real e nas vendas via pix. Reforçou o convite à sociedade e aos presentes para contemplarem a feira do produtor organizada pela agricultura familiar, que está sendo realizada aos sábados, pela manhã, no Bairro São Pedro.
Everton Sales (REPUBLICANOS) – Antecipou aos nobres colegas que apresentará Projeto de Lei que cria a Secretária de Defesa Civil, isso permitirá que a Defesa Civil trabalhe de forma mais independente para cadastrar o município para receber benefícios que lhe são garantidos pelo Estado. Lembrou a todos que a SEMUS está em uma ativa campanha para identificação de tratamento e prevenção à tuberculose na cidade, destacando que ações de saúde como esta são essenciais para o desenvolvimento da cidade, priorizando a saúde dos munícipes. Ao finalizar seu discurso, tratou de declarar que apresentará um projeto para a criação e construção de uma “Praça da Bíblia”, atendendo diretamente à comunidade evangélica da cidade.
Eliziário Kirixi Munduruku (REDE) – o 1.º Secretário da Mesa Diretora desta legislatura, abordou a continuidade, por parte do executivo, da retomada das obras de reformas das escolas indígenas, visando assegurar qualidade na educação nas áreas indígenas. Como vereador indígena, deve com atenção cobrar a retomada de tais obras escolares.
Tomaz Waro Munduruku (UNIÃO BRASIL) – Ressaltou ser membro da 4.ª Comissão da Casa e trouxe a público sua preocupação com a propositura que trata de uma solicitação de estudos para viabilizar a escoação de águas pluviais na área central e no Bairro dos Alagados de Jacareacanga, afim de resolver urgentemente esses problemas cotidianos.
Silvio Stedile (Silvinho do Paco Paco – PSB) – Também líder de Governo na gestão do Prefeito Valdo Posto, inicialmente falou do posicionamento importante do Presidente da Casa, Vereador Antônio Goiano, quanto à sua administração coesa e transparente, além de valorizar o comércio municipal, permitindo que as empresas locais sejam prestadoras de serviço conforme o processo transparente de licitação atualmente em andamento neste Poder Legislativo. Em seguida, esclareceu que seu título de líder de governo reforça a ação de cobrar do prefeito Valdo o atendimento justo e célere para que os munícipes jacareacangueses sejam atendidos pelo executivo com respeito e tenham seus direitos garantidos. Para concluir sua fala, trouxe a público uma das prestações de contas das ações do governo para um novo tempo, esclarecendo o processo sobre o andamento da construção das Casas Populares para Jacareacanga, um projeto do Governo Federal que beneficiará demais as famílias mais carentes da cidade.
Aldilo Kaba Munduruku (UNIÃO BRASIL) – Informou ser membro da Comissão de Meio Ambiente, apresentou e defendeu a Indicação n.º 001/2025, de 19 de fevereiro de 2025, que indica a construção de uma Unidade Escolar na Vicinal do Limão, localizada na zona rural do município de Jacareacanga – PA, de sua autoria, e pediu a aprovação dos nobres vereadores para que o projeto prossiga até sua execução.
Antônio Mendes (Antônio Goiano – PSD) – O Presidente da Câmara de Vereadores iniciou seu discurso referindo-se ao discurso do vereador Silvinho do Paco Paco, elogiando pela valiosa atenção dada aos comerciantes e profissionais locais, que estão sendo aproveitados nesta Casa. Afirmou que críticas sempre existirão, pois basta ter um cargo público para recebê-las, mas que está desempenhando a tarefa de honrar os filhos da terra ao dar oportunidades para que mostrem sua competência. Fez referência ao setor jurídico, sob a direção do escritório de advocacia do Dr. Diogo Tertulino e Dra. Alanne Fernandes, ambos residentes da cidade. Relatou também sobre sua participação, há muitos anos, nos trabalhos para a regularização fundiária pelo Incra em Jacareacanga, e hoje comemora ter na cidade uma empresa terceirizada pelo INCRA para tratar dessa pauta. Aproveitou para dar boas-vindas a todos os novos assessores que estão prestando serviço na Câmara. Goiano abordou também a importância do Prefeito Valdo – ser o presidente do Consórcio Tapajós, que é uma instituição pública e pode assumir a responsabilidade de representar qualquer dos municípios que integram o Consórcio para receber ações do Governo Federal e investimentos para esses municípios. Compartilhou sua conversa extraoficial durante a visita rápida do Vereador de Itaituba, Rangel Moraes (MDB), que veio fazer um levantamento da situação da BR-230 (que liga Itaituba a Jacareacanga), destacando seus pontos mais críticos. Confidenciou que o vereador está realizando um trabalho profissional, com equipe técnica competente para elaborar um relatório e apresentar ao Ministro de Transporte, e que uma comissão de vereadores deverá participar dessa audiência no Ministério dos Transportes – se Deus quiser, para que um dia possamos realizar o sonho de ter uma estrada melhor trafegável. Para finalizar seu discurso, o presidente da Câmara de Vereadores mencionou ter se reunido com representantes da comunidade do Cumbica para tratar da trafegabilidade da estrada vicinal que leva à comunidade. Ele comemorou o serviço de terceirização do transporte escolar pela prefeitura, que atenderá os estudantes da vicinal. Continuou “esse transporte será de extrema importância para os moradores da vicinal do Cumbica, e estou satisfeito pelo trabalho realizado com a chegada do transporte escolar também para a área urbana, pois o alunado dos bairros mais distantes será beneficiado com a segurança de chegar à escola com mais segurança. Em conversa com a secretaria estão faltando apenas alguns detalhes, como definir os pontos de parada para ônibus na área urbana, e então o contrato com a empresa que prestará o serviço será assinado para atender a comunidade escolar”. Finalizou o uso da palavra agradecendo a todos pela presença na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal.
Mín. 23° Máx. 28°