É esperado o grande dia 01 de janeiro de 2025, para a libertação total do municipiode Mojuí dos Campos, e o prefeito eleito Jailson Alves (PSD), já anunciou nesta quinta-feira (26) o primeiro nome para compor o seu grupo de secretarios a partir de 2025.
O nome foi Maurício Santamaria, qe irá comandar a pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), consolidando a proposta de uma gestão voltada para a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental da região.
Com ampla experiência na área ambiental, Santamaria possui um extenso currículo acadêmico e profissional. Ele é graduado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) e também estudou na Escola Técnica Agropecuária "Dr. Carolino da Motta e Silva", no Espírito Santo do Pinhal (SP).
Ao longo de sua carreira, ocupou cargos estratégicos em órgãos ambientais, como:
Coordenador Regional do ICMBio no Oeste do Pará (2022-2023);
Gerente Regional do ICMBio Norte (2020-2023);
Chefe da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (2009-2020);
Chefe das Florestas Nacionais do Trairão e de Altamira (2005-2009);
Instrutor de Armamento e Tiro e de Fiscalização de Pesca no ICMBio;
Analista Ambiental no IBAMA.
Além disso, Santamaria é conhecido por sua atuação na área de restauração florestal, coleta de sementes e implantação de viveiros florestais, destacando-se pelo trabalho em projetos sustentáveis.
O prefeito eleito destacou a escolha de Santamaria como parte de um compromisso com a gestão responsável dos recursos naturais e a preservação ambiental. “Maurício tem um histórico de dedicação ao meio ambiente e será fundamental para que possamos implementar políticas públicas eficazes, equilibrando o desenvolvimento de Mojuí dos Campos com a preservação dos nossos recursos naturais”, declarou Jailson Alves.
Os novos nomes estão sendo avaliados e serã anunciados gradualmente até o inicio do governo falou o prefeito Jailson Alves.
Clemison/ Grupo de Comunicação Pinga Fogo